Archives

All posts for the month abril, 2014

Já estávamos com saudades de Londres e mesmo com a greve nos metros até amanha não abalou nosso passeio de hoje. Nossa ideia era ter saído cedo, mas não conseguimos e próximo das 11h saímos de casa. A Grazi foi para a Oxford St e eu fui na Le Cordon Bleu comprar uma dolma nova já que depois que emagreci a outra ficou muito grande em mim.

A escola fica ao lado do British Museum e é cheio de escolas pela volta. Depois fui caminhando para encontrar a Grazi na Primark. Acabamos comendo algo antes para depois ir as compras.

Essa parte é muito chata, no fim levamos o dia todo comprando coisas que podíamos estar passeando mas faz parte. Com a greve estava bem movimentado o transito e os ônibus todos lotados.

Chegamos em casa as 19:30 e ligo saímos para jantar. A comemoração do meu aniversário foi no restaurante do Jamie Oliver na Covent Garden. Eu pedi uma carne com presunto cru que estava uma delicia e a Grazi pediu uma massa com frutos do mar.

Depois da janta fomos num pub ali perto onde tinha uma carta de cervejas muito grande, tomamos umas diferentes por lá, o pub também era enorme e todo decorado com garrafas de cerveja.

Na saída dele passamos noutro pub, o mesmo que fomos as outras vezes mas só tomamos mais uma pint já que estava tarde.

Para voltar para a casa estava difícil, o nosso ônibus vinha sempre lotado e não parava.

Chegamos em casa e ficamos vendo algumas coisas no computador e depois fomos dormir.

Nosso ultimo dia em Paris, que chato. Tínhamos colocado para despertar as 8h mas só levantamos as 9h. Fizemos as malas e fomos tomar café da manha no mcdonalds ao lado do hotel que era mais rápido e pratico, alias, tem um cardápio de café da manha ótimo.

Nosso primeiro destino foi a Gare du Nord para deixar nossas malas num locker para não precisar carregar, assim ficaria mais fácil passear hoje.

De lá pegamos um metro para conhecer as Catacumbas de Paris, um lugar que não conseguimos ir da outra vez. Uma parte interessante foi ao entrar na estação caímos numa fiscalização de tickets, o negocio funciona aqui.

Lá nas Catacumbas pegamos uma fila de duas hora mas nada melhor que chegar na bilheteria e descobrir que eu e um acompanhante não precisávamos pagar ingresso não tem preço, até o passeio ficou mais interessante. Agora fico pensando em quantos lugares que eu fui pagando e que não precisaria pagar, damn it.

Lá entro é um percurso de 2km de túneis que te levam a um enorme ossário que dizem ter mais de 5 a 6 milhões de pessoas. Ao total são 400km de túneis mas só uma pequena parte era aberto ao público.

Depois de subir todos os 300 degraus que descemos saímos de volta na rua. Aproveitamos para passar na lojinha de souvenir das Catacumbas.

Acabamos almoçando num bistro ali perto, e para relembrar a Itália pedimos uma massa a carbonara tão boa quanto as de lá.

Voltamos para o metro e fomos novamente na ponte dos cadeados com a missão de encontrar o nosso cadeado. Apesar de estar chovendo e ter deixado o guarda chuva dentro da mala no locker fomos procurar igual. Com a ajuda de algumas fotos facilmente achamos o nosso cadeado, pena que a escrita tinha apagado com a chuva mas igual valeu, ainda estava lá.

Fomos caminhando até a Grand Epiacere de Paris, que ficava uns dois quilômetros de lá mas como era nossas ultimas horas em Paris valeu a pena.

A loja estava bem diferente, me pareceu menor mas igual tinha muita coisa boa, e dessa vez estava cheio de pequenos restaurantes. Passeamos por tudo e fiz umas comprinhas também. Lá tem uma adega enorme, pena que não tem como levar tudo.

Estava perto da hora de ir embora então resolvemos ir para um pub perto da Gare du Nord assim não teríamos risco de acontecer algo. Lá pedimos uma tábua de queijos e salames ótima, pena que era muita coisa e não conseguimos comer tudo e para beber, pedi minha tradicional pint.

Próximo da hora do nosso embarque fomos retirar nossas malas no locker e logo subimos para o embarque. Apesar de estar indo de trem tem toda a burocracia do avião, raio x, imigração, etc.

Apesar de chegar no tempo recomendado, não sobrou muito tempo e muito pontualmente as 21:13 o trem começou a andar. Como estava noite já não dava para ver muita coisa, só que era muito rápido. A parte triste é que não tinha internet no TGV, na Itália qualquer trenzinho tinha.

A viagem foi super rápida, conseguimos ir acompanhando pelo GPS até a entrada do Euro Túnel, depois o sinal caiu e uns 20min depois já estávamos do outro lado. E em pouco mais de meia hora já estávamos em Londres.

Ao chegar em Londres nos avisaram que o metro estava de greve mas não tinha problema pois estávamos perto de casa e fomos de ônibus mesmo. Chegamos em casa e colocamos os assuntos em dia.

O legal de ter voltado a Paris é reconhecer boa parte dos lugares e ter a oportunidade de fazer de novo alguns passeios legais. Também fomos em diversos lugares que não tínhamos ido e ainda sobrou para uma próxima viagem.

Depois do trago de ontem acordamos quase 11h da manha e logo saímos pois hoje íamos tomar café na Fauchon.

O café lá é excelente, tem tanta coisa boa para comer que até um simples croissaint é uma delicia. Depois do café passamos na Epiacere da Fauchon que fica do outro lado da rua, lá aproveitei para comprar mais azeite trufado.

Fomos caminhando até as Galerias La Fayette mas as vitrines estavam sem graça, acho que é a época do natal que ficam legais. Acabamos indo só na La Fayette Gourmet, poderia morar lá, cheio de coisas diferentes. Comprei mais umas coisas e passeamos bastante lá.

Almoçamos ali pela volta e aproveitamos que o tempo melhorou e fomos para o Arco do Triunfo. Para a minha surpresa eu e um acompanhante não pagávamos o ingresso (€21,00) por ser deficiente físico, eu nunca me dou conta dessas coisas.

Parte do Arco estava fechado, mais de 60% pois estava em reforma mas como era de graça, subimos e fizemos algumas fotos. Tem uma vista ótima apesar de não ser tão alto.

Aproveitamos que ainda o tempo estava bom e fomos até a Torre Eiffel, queríamos passear pelos jardins de lá. A torre é sempre linda, até quando o tempo esta feio.

Voltamos para a Champs Élysées pois a Grazi queria passar na loja da Disney e ainda caminhamos por boa parte da avenida. Passamos na loja da Mercedes entre outras, e todas lotada de gente.

Mesmo estando cedo, pegamos o metro de volta pro hotel, precisávamos lavar roupas e aproveitei para ficar um pouco na internet.

Jantamos uma saladinha e fomos dormir cedo, amanha é nosso ultimo dia e ficou bastante coisa pra fazer.

Dormimos bastante hoje, o colchão era ótimo, pena que o travesseiro era uma porcaria. Optamos em não pegar o café no hotel pois assim vamos provar outros cafés na rua.

Pegamos o metro para a estação Madeleine, nossa ideia era tomar café na Fauchon mas chegando lá para nossa tristeza estava fechado. Como estávamos perto da Galeria La Fayette fomos caminhando até lá e também estava fechado, os franceses não sabem ganhar dinheiro.

Meio sem rumo fomos caminhando para procurar um café e acabamos achando um restaurante americano bem legal e o que era para ser o café da manha acabou sendo o almoço, comemos um steak com fritas e cerveja.

O tempo estava um pouco nublado mas como tinha bastante vento as vezes abria um solzinho. Fomos caminhando até a Île de la cité para passar na Notre Dame e como não tínhamos entrado da outra vez acabamos entrando. Lá dentro é bem bonito mas igual as outras grandes igrejas.

Ao lado da igreja tem a ponte dos cadeados, fomos até lá procurar o nosso, mas não encontramos. Tinha muito cadeado por cima, quando colocamos o nosso ainda estava mais vazio pois recém tinham limpado tudo.

Neste momento começou a chover então achamos que era o momento de fazer um programa indoor, e um lugar que queríamos ir era as catacumbas de Paris. Pegamos um metro que nos deixava bem no lugar porem chegamos muito tarde e não conseguimos entrar.

Aproveitamos e fomos conhecer outro lugar que ficou faltando da outra vez que foi os Jardins de Luxemburgo. Nesta época já estava bem florido e lindo, passeamos pelos jardins que estavam lotados.

Tinha até uma orquestra tocando no parque, ficamos um tempo por ali curtindo a musica. Outro lugar que não tínhamos ido era em Montparnasse onde tem um prédio bem alto e era perto de onde estávamos.

A vista lá de cima era ótima pois a principal vista é pra Torre Eiffel, que vale muito a pena. Também tinha um terraço aberto com uma vista de 360 graus da cidade.

Assim que desci do prédio o tempo fechou e começou a chover, então nossa ideia de ir para o Champ de Mars bailou, então pegamos um metro e fomos para a estação perto de casa para procurar um lugar para jantar.

Quando saímos da estação tinha um sol e céu azul mas azar, já estávamos aqui. Paramos num café e bebemos vinho e cerveja para relaxar no domingo onde esta tudo fechado em Paris.

Quase onze da noite decidimos ir na Torre Eiffel para fazer umas fotos noturnas aproveitando o tempo bom. Pegamos um trem e no meio do caminho veio uma fiscalização de tickets, tinha uns 10 fiscais no vagão mas para nós estava tudo certo mesmo.

Descemos na estação em frente a Torre, que acho que tem a melhor vista, e apesar do frio que estava fazendo ficamos quase uma hora lá esperando a meia noite para acenderem as luzes piscante da torre.

Depois disso fomos pro hotel pois estava muito frio.

A indiada começou cedo hoje. Tivemos que acordar as 4:10 da manha para conseguir tomar café e caminhar quase 30 minutos essa hora da madrugada, não tinha quase ninguém nas ruas de Veneza, só o barulho das rodinhas das nossas malas.

Chegamos na Piazzale Roma as 5:15 onde pegamos um ônibus para o aeroporto de Treviso, de onde saiu o nosso voo. Este aeroporto é praticamente da Ryanair, empresa de passagens baratas a qual eu me aventurei.

A companhia é ótima mas opera em aeroportos secundários geralmente fora da cidade. Nosso voo era as 8:20 e como eu estava com medo que encrencassem com a minha mala devido ao peso preferi chegar antes para se num possível problema conseguir contornar.

No fim não pesaram a mala e nem se incomodaram com a minha mochila então eram 6:00 e estávamos dentro da área de embarque esperando nosso voo.

O voo foi bem rápido, em duas horas já estávamos em Paris, porem numa cidade distante, como se já não bastasse sair de outro aeroporto chegamos numa cidade perto de Paris. Pegamos outro ônibus para Porte Malliot e então estávamos em casa, no metro a gente se acha fácil.

Já eram quase uma da tarde e não tínhamos almoçado então achamos um mcdonalds e acabamos comendo ali mesmo.

Nosso hotel era bem próximo porem ao passar pela frente fiquei rezando para que o numero estivesse errado mas não estava. A fachada era horrível e a recepção pior ainda, quase pedi para cancelar nossa reserva e iríamos dormir no metro mas o cara insistiu em subir e por um instante parece que atravessamos um portal, o quarto tinha sido recém reformado, tudo novinho, pintadinho, cama boa e banheiro cheiroso. Mas o resto do hotel era horrível.

Só deixamos as malas e logo saímos, a ideia era passear na Lafayette mas fomos caminhando em direção da Champs-Élysées, passamos na rua do nosso outro hotel, caminhamos nos lugares que fomos da outra vez, descemos até o Louvre, passamos pelas Tuileries e quando vimos já estávamos na Champs-Élysées.

Essa hora já estávamos muito cansados, primeiro por causa do horário que acordamos e depois pelo voo, caminhada e etc, então passamos na loja da Disney que estaca lotada e depois na Sony para tentar comprar o cabo, que não tinha lá.

Pegamos o metro de volta, no caminho para o hotel pegamos uma salada, afinal, preciso iniciar a desintoxicação da Italia e fomos pro hotel.

Depois de jantar a Grazi foi tomar banho e eu fui atras de uma Internet para tentar descarregar os filmes da maquina. Passei em uns tres lugares e na ultima tentativa um nativo me deu a dica de um indiano na rua ao lado do hotel e lá consegui baixar os videos.

Voltei para o hotel, fiquei um pouco no computador e fui dormir bem cedo.

Nosso ultimo dia em Veneza começou tarde, até tomar café se arrumar e sair já eram 11h da manha, mas tudo bem, estamos de férias e já passeamos bastante em Veneza. Aqui tem 412 pontes sobre os canais e acredito que só passamos por umas 40 no máximo para cada lado que olhamos tem uma ponte.

A primeira coisa que fizemos hoje foi encontrar uma internet para imprimir o cartão de embarque do nosso voo para Paris e como hoje é feriado muitos estabelecimentos estavam fechados. Recebemos uma indicação de lugar aqui do hotel que felizmente estava aberto.

Como já tinhamos caminhado bastante por Veneza hoje compramos um ticket de 12h de Water Bus e então ficamos passeando de barco o dia todo. Saimos da Piazza San Marco e fomos conhecer Murano, uma ilha aqui do lado.

Murano é famosa pela arte em vidros, lá eles fazem de tudo com vidros desde esculturas até lustres, puxadores etc. A cidade em si não tem muita coisa, caminhamos pelas ruas na maioria deserta. Tentamos achar um lugar para almoçar mas a cidade só tem 11 restaurantes então pegamos um barco e voltamos para Veneza.

Como é nosso ultimo almoço na Italia escolhemos comer uma massa a carbonara e então fomos num restaurante que olhamos no outro dia. Vou dizer que já comi aqui na Italia uma carbonara melhor que a do almoço mas tudo bem, estava boa igual.

Fomos para a Ponte Rialto para pegar outro barco e passear mais um pouco e desta vez fizemos uma volta completa de barco. Fomos até o porto, até a área onde ficam os Cruzeiros, e chegamos até Mestre, uma cidade no continente ao lado de Veneza. Acabamos descendo na Piazza San Marco onde pegamos um Water Bus de volta para a Ponte Rialto.

Fomos atras de uma loja de Foto para tentar comprar o cabo da maquina da Grazi, não estamos conseguindo descarregar os vídeos e os cartões estão cheios mas nas duas lojas que fomos nenhuma tinha o cabo. Vamos ver se encontramos em Paris.

Fizemos nossa ultima caminhada pelas ruas de Veneza, aproveitamos para passar no super pois hoje nossa janta foi salada, estava precisando comer algo saudável e apesar de comer porcaria todos os dias acredito que não estou engordando bem provável que seja pelo numero de quilômetros diários que caminhamos.

Nosso voo é amanha bem cedinho então encerramos o dia cedo também, estamos ansiosos por Paris amanha.

Mais um dia sem despertador acho que agora estamos de férias, tomamos café da manha sem compromisso, arrumamos a nossa mochila e fomos passear.

Iniciamos o passeio pela Ponte Rialto, que cruza o Grande Canal. Essa ponte também é cheio de lojas igual a Ponte Vecchia em Firenze.

Caminhamos pelas ruas na volta, nos perdemos nos becos que as vezes não tem saída mas todas tem um charme, sem contar um monte de pontes.

Depois fomos conhecer a Piazza Roma e aproveitar para comprar o nosso ônibus que vai nos levar no sábado no aeroporto. Nessa praça o que chama a atenção são os carros e ônibus, é o lugar mais próximo de podem chegar.

Voltamos pelo outro lado e fomos caminhando até quase o final da ilha mas não tem nada demais pra lá, é só uma parte mais residencial.

Hoje resolvemos fazer um picnic ao invés de almoçar, então passamos no super e compramos um monte de porcarias para comer mas no fim comemos no hotel e deixamos para comer a sobremesa e beber o prosecco que compramos. Nossa ideia era ficar próximo da Piazza San Marco e acabamos sentando na beira do rio.

Ficamos ali um bom tempo, curtindo o movimento. Depois passamos em casa para pegar mais um trago e voltamos para a Piazza San Marco.

Essa praça é muito legal, cheia de gente e de pequenas orquestras, ficamos por ali ouvindo elas tocarem. Fiz algumas fotos noturnas e a Grazi fez algumas filmagens. Como estávamos cansados por hoje resolvemos ir cedo para casa.

Dia de arrumar as malas e partir para uma nova cidade, nossa ultima na Italia.

No fim nem acordamos cedo para aproveitar o nosso ultimo dia em Firenze e só acabamos saindo do hotel as 11h30, durante esse tempo ficamos arrumando as malas e fazendo caber as tralhas para não precisar comprar uma mala nova.

Nossa ideia era conhecer a Igreja Santa Maria Novella e a Galeria Uffizi mas no fim resolvemos fazer nada, caminhamos pelo centrinho e fizemos umas fotinhos no canal de Firenze.

Aproveitamos para almoçar num bistrô ao lado, lá comemos um Risotto de queijo e brocolis, achei diferente. Como a Grazi não conheceu, fomos de novo no Mercado Publico mas chegando lá estava fechado.

Resolvemos então voltar para o hotel para pegar as malas, a Grazi ficou um pouco na internet ainda.

Chegamos na estação um pouco antes, por milagre, e ficamos aguardando o nosso trem. Acabamos pegando o mesmo trem que nos trouxe de Roma.

Essa viagem foi um pouco mais longa, e a parte boa do trem é que tem tomada e internet, então aproveitei para fazer algumas coisas na internet e ler um pouco sobre Veneza.

Desembarcamos na Estação de Santa Lucia, dentro da ilha de Veneza e de lá fomos caminhando para o hotel. Nossa primeira impressão de Veneza foi excelente, é tudo muito bonito aqui e bem como se vê nos filmes mas com muito mais gente.

Tem cada beco e rua estreita que fica fácil se perder por aqui, chegamos direto no hotel pois estávamos com gps. Lá só deixamos as malas e já fomos pra rua.

Fomos caminhando por tudo, primeiro procurando um lugar para jantar onde encontramos um bar bem legal no estilo bem americano, lá comemos um hambúrguer e a Grazi aproveitou para provar o Spritz, uma bebida aqui de Veneza, doce no inicio e amarga no fim, eu não gostei.

Continuamos caminhando em direção da Piazza San Pietro pois nos disseram que a noite era bem mais tranquila, e era. Lá tem vários restaurantes e também uma coisa que nos chamou muito a atenção foi as pequenas operas tocando música clássica, muito legal.

Caminhamos pelo redor da praça e tem muitas coisas para nós conhecermos ainda, aproveitamos para ir no Hard Rock Café comprar o meu copinho.

Hoje estou bem cansado, e as bolhas nos pés estão me incomodando.

Como é bom dormir bastante, acordamos depois das 10h sem despertador. Aproveitamos para juntar algumas roupas para lavar já que estamos viajando com uma pequena mala cada.

A lavanderia era perto da estação de trem e em 40 minutos já estávamos com roupas para o resto da viagem. Como estou com três calos nos pés, a Grazi foi levar as roupas pro hotel e eu fiquei passeando pela redondeza.

Para a minha surpresa acabei achando o Mercado Publico de Firenze e é obvio que fui conhecer. Ele é relativamente pequeno mas bem organizado e limpo, tirando a parte dos peixes o resto era bem agradável.

Lá tinha bastante bancas de carnes, toda a gastronomia italiana desde massas, farinhas, molhos e etc, alem dos peixes e souvenirs. Provei vários queijos e temperos queria levar tudo pra casa.

Em volta do mercado tinha uma feira de artesanato, roupas de couro, bolsas e mais um monte de quinquilharias.

Fiquei esperando a Grazi numa esquina perto da estação de trem e quando ela chegou percebemos que estávamos numa área de embarque de excursões e por muita coincidência o próximo passeio era para um wine tour numa vinícola, passeio em três cidades na Toscana e um jantar com comidas típicas, pensamos um pouco e acabamos topando fazer esse passeio.

A primeira parada foi na cidade de Castello Il Palagio, que tem uma vinícola chamada Il Palagio onde fizemos uma visita guiada e um wine taste com harmonização que estava ótimo, provamos três vinhos da região de Chanti, da Toscana.

De lá fomos conhecer uma cidade chamada Greve in Chiante, que é a capital dos vinhos de Chiante. Lá conhecemos a praça principal formato de triângulo e a vista para a Toscana que era excelente mesmo não sendo a da colheita.

Voltamos para o ônibus e andamos mais uns 20km na estrada que liga Firenze a Siena e que ficam todas essas cidades. Castellina é uma cidade bem menor que Greve e não chega a ter 3000 habitantes mas também é uma cidade produtora de vinhos.

Lá conhecemos algumas mercearias com o típico proscuitto alem da produção de queijos. O pessoal dessas cidades do interior comem e bebem bem só pelos comércios que tem nas cidades.

Nossa ultima parada foi na cidade de San Donato in Poggio onde jantamos numa tradicional Cantina Italiana. O menu era composto por duas massas, uma tipo bolonhesa e outra com molho vermelho picante que estavam excelentes e o segundo prato foi um porco com batata frita e outro uma salchicha com um feijão branco ao molho de tomates que também estava bom.

Tudo isso acompanhado de um vinho da casa que eu não gostei muito mas tudo bem, não podia ser tudo tão bom. A sobremesa foi um tiramisu de um jeito que nunca vi mas comi igual.

Na nossa mesa sentou outros dois casais, um inglês de Liverpool e outro, americanos de New Jersey e era impressionante o sotaque dos dois, um dava para entender perfeitamente e o outro já era mais complicado.

O tempo passou e nem percebemos, tínhamos saído as 14h e já tinha passado das 22h quando fomos voltar. A volta ele foi pela auto estrada pois devia ser mais rápido.

O ônibus nos deixou do lado da estação de trem e a nossa ideia de ir num pub foi transferida para outro dia.

Minha ideia para hoje era acordar bem cedinho mas como ontem fiquei até tarde acordado dificultou um pouco hoje. Ontem reservei um carro para passearmos em Lucca e Siena.

Fomos na locadora tirar o nosso carro, um enorme 500 da fiat e olha que o carro é bom e anda bem, fiquei impressionado.

Começamos a viagem por Lucca, que foi indicação da Tati e até lá foi pouco menos de 80 quilômetros e deu nem uma hora de viagem. Mesmo indo pela auto estrada deu para ter uma ideia de como é bonito esta região da Toscana.

Em Lucca fomos direto para o centro histórico, que fica cercada por um muro alto por todos os lados com as ruas preservada desde o império romano. Passamos pela Chiesa di San Michele, uma igreja do século XIV e também por um pedaço dos 4km de muralha que separa o centro histórico do resto da cidade.

Como a nossa meta de hoje era Siena abandonamos Lucca para pegar a auto estrada de volta em direção de Firenze para chegar em Siena, nos perdemos na saída e tivemos que fazer uma volta a mais mas isso não atrapalhou o passeio.

No caminho muitos campos coloridos e enormes, pena que não podíamos parar para tirar fotos.

Chegamos facilmente em Siena com ajuda do GPS e fomos direto para o centro histórico que é patrimônio da humanidade pela UNESCO.

Tivemos que deixar o carro um pouco longe pois só carros autorizados podem circular pelos centros históricos da Itália. Fomos caminhando pelas ruas do século XIII bem preservadas e dava para ter uma ideia de como era a vida muitos anos atras.

A parte ruim de lá são as subidas e descidas que não são poucas. Como já eram quase três da tarde fomos procurar um lugar para almoçar e por coincidência caímos na Piazza del Campo, que é a praça principal de Siena, lá sentamos num restaurante e degustamos uma boa massa a carbonara (a minha terceira ou quarta desta viagem). Apesar do dia estar nublado, neste momento o tempo abriu e o sol tomou conta então a praça lotou de gente.

Depois do almoço saímos caminhando sem rumo, conhecemos a Catedral de Siena (Duomo di Siena), uma igreja de 1215 que é linda por fora, como estávamos com pouco tempo acabamos não entrando.

Fomos na casa da Santa Catarina, Praça do Mercado, Igreja de São Domingos, Palácio Público alem de muitas construções bem antigas.

Cansamos de tanto subir e descer e pouco antes de escurecer fomos embora, durante a tarde conseguimos passear bastante pelo centro de Siena.

Voltamos para Firenze e chegamos direto na locadora, no caminho tinha uns 10 postos de gasolina, um do lado do outro e todos self service e com o mesmo preço, tem coisas que não fazem sentido mesmo. Abastecemos o carro e deixamos no estacionamento da locadora.

Acabamos voltando pro hotel a pé, eram 2km e achamos que seria mais fácil que procurar um ônibus que nos deixasse no hotel. Aproveitamos para passar num mercado para comprar umas coisas que estavam faltando.

Hoje o dia foi bem cansativo tanto que nem vamos colocar o despertador amanha.