Bahia 2017

Bahia #8

Últimas horas de férias começou cedo, fomos dar a comida para os peixes e depois fomos para o café. O Vini comeu presunto, queijo e blanquet com suco de laranja e uns bolinhos e a Grazi os omeletes e tapiocas de sempre.
Levamos uma banana caso encontrarmos os macacos mas no fim achamos eles mas já tinham comido e estavam descansando na copa das árvores.
Brincamos um pouco no parquinho pela última vez. Ele brincou um pouquinho em cada um dos brinquedos.
Voltamos para o quarto para fazer as malas. Tinha tanta tralha para juntar, pelo menos estamos voltando com as malas mais leves.
Fizemos o check-out, esquentamos a comida do Vini e fomos para o aeroporto. Chegando lá o rapaz da locadora já estava esperando.
A Grazi aproveitou para dar o almoço do Vini e embarcamos em seguida. Esse primeiro voo não foi muito fácil, o Vini estava bem agitado.
Em São Paulo aproveitamos para tomar café na Starbuck antes de embarcar para Porto Alegre. Enquanto aguardavamos o horario eu e o Vini ficamos subindo e descendo nas escadas rolantes.
A segunda parte do voo foi nais tranquilo, o Vini passou o voo todo virando um copo com gelo de um copo pro outro. Se soubéssemos que ele se entreteria assim já tínhamos levado uns copos nos outros voos.
IMG_7086

Bahia #7

Vini nos chamou um pouco mais cedo, era pouco depois das 8h e não quis tirar uma sonequinha antes. Desci na frente com ele para dar comida aos peixes e depois fomos tomar café.
Ele esta fã dos blanquets, pão de queijo e suco de laranja. Ele não queria perder muito tempo no café então fui com ele procurar os macacos e não encontramos.
Ali perto das árvores onde os macacos ficam tinham umas crianças falando de um tal parquinho que ficava mais adiante então eu e o Vini fomos até lá conhecer.
Lá é muito legal e maior que a outra pracinha que estávamos indo, cheio de escorregadores e outros brinquedos, ficamos um tempão por lá e em algum momento os macacos apareceram mas a gente estava sem bananas pra eles.
Alguma hora começou a chover e fomos correndo pro hotel, até esquecemos os sapatos do Vini lá. A Grazi estava tirando uma soneca extra e acabamos acordando ela.
Aproveitamos para arrumar as coisas para ir almoçar. Combinamos com o Gibinha de almoçar num hotel da rede que ele trabalha.
Por ser um hotel português, o almoço era tradicional de lá, com bacalhau, pasteis de Belém e azeitonas, estava muito bom.
O irmão do Gilberto almoçou junto com a gente e ficamos por lá até as três da tarde. Na saída ainda demos uma passeada pela volta, fomos no farol da barra, mercado modelo e elevador Lacerda. O Vini queria ficar só alimentando as pombas.
Pra variar, o Vini dormiu 10 km antes de chegar no nosso hotel, alias, tem feito isso em todos os nossos passeios.
Já estava quase escurecendo, fomos direto para a pracinha tentar brincar mais um pouco, ficou quase uma hora nos brinquedos. A fome já estava pegando então voltamos para o quarto para jantar.
Para nós pedimos no quarto dois pratos a la carte, que é muito melhor que o buffet, deveríamos ter feito isso antes.
Depois o Vini foi brincar no banho e em seguida mamou para dormir.

Bahia #6

Acordei bem as 8:40 e desci com o Vini para o café enquanto a Grazi tirava uma soneca antes, confesso que estava com fome e nem fomos dar comida para os peixes.
O café de hoje não tinha pão de queijo pro Vini mas ele trocou bem por frango grelhado com cebola, comeu bastante junto com suco de laranja.
Saímos do café para procurar os macacos mas de novo chegamos tarde. O cuidador disse que tinha dado bananas as 8h, amanhã vamos tentar chegar mais cedo.
Voltamos no café para acompanhar a Grazi e o Vini comeu mais um pouquinho. Estávamos planejando o que fazer hoje, a Grazi tinha pensado na praia, eu em passear no centro de Salvador mas no fim decidimos em fazer um passeio no Projeto Tamar da praia do forte.
Ate lá é pouco mais de 40 km mas levou uma hora, o trânsito aqui é bem ruim, com limite de velocidade baixo, estradas ruins e engarrafamentos. Ficamos na dúvida se foi lá que fomos da outra vez pois parecia tudo diferente.
Chegamos pouco depois do meio dia e fomos almoçar direto. Tinha um restaurante com churrascaria que nos pareceu interessante. O Vini comeu o feijão baiano e gostou.
A chuva deu uma trégua e fomos ver as tartarugas. Não lembrava que quase nada da praia do forte, da outra vez que viemos aqui parecia mais vazio, abandonado, agora tem um centrinho grande, cheio de lojas e restaurantes por tudo.
Entramos e começamos a ver as tartarugas, dos filhotinhos as tartarugas gigantes, o Vini não deu muita bola para as tartarugas de verdade, ele gostou mesmo das esculturas, beijou e abraçou todas.
Ele também gostou da piscina com as raias, não queria sair de lá de tanto que gostou. Conseguimos pegar a hora do almoço deles e vimos as raias se alimentando.
Quando saímos de lá fomos procurar um lugar para a Grazi comer uma tapioca e tomar um café, enquanto isso, eu e o Vini passeamos pelas lojinhas.
Pegamos a estrada de volta para o hotel, ainda tivemos que abastecer no caminho pois já estava na reserva. Descobrimos também que não precisaríamos ir  até o aeroporto, tinha vários retornos antes de chegar no nosso hotel.
Resolvemos preparar a janta do Vini antes do banho para ele comer bastante, e comeu. Assistimos um pouco de desenho e depois foi oro banho. Enquanto isso fui até um restaurante japonês que tinha perto do condomínio para buscar a nossa janta, ceviche e Sushi.
O Vini também comeu peixe cru e Sushi, parece que gosta. Depois da nossa janta colocamos ele para dormir e em seguida dormimos também.

Bahia #5

Dormimos bem até as 8:30 e levantamos para o café, a Grazi foi na frente com o Vini pois ele queria alimentar os peixes.
O Vini tem gostado muito de pão de queijo e suco, estamos alternando entre os sabores mas o preferido é de laranja.
Depois do café fomos procurar os macacos para dar comida mas descobrimos que chegamos tarde demais, eles já tinham comido e foram passear por outros lados.
Nossa ideia era ficar pelo hotel brincando até a hora do almoço do Vini e logo em seguida pegar a estrada.
Nosso passeio da tarde ficava a 100 km do nosso hotel porem levou pouco mais de duas horas. A estrada é bem ruim e cheio de pardais e mesmo sem muito movimento demorou bastante.
Antes de chegar no destino, passamos por uma cidade chamada Cachoeira, parecia ser relativamente grande mas bem pobre, bastante comércio e lugares abandonados.
Atravessamos uma ponte férrea de ferro para chegar até São Felix, onde fica a fábrica principal da Charutos Dannemann. O lugar é bem grande e abriga um projeto social para as crianças da cidade com música, teatro, danças e esportes.
Na parte de trás é que fica a parte dos charutos, estava esperando algo grande mas é pouco mais de meia duzia de pessoas que fazem os charutos. Tem mais gente trabalhando nas fazendas no cultivo do fumo.
O Filipe me apresentou toda a linha de produção, desde o plantio até a finalização do produto. Me mostrou a montagem do charuto, os tipos de folhas que vão em cada charuto até a última folha que finaliza o charuto.
Na saída passei na lojinha e comprei uma caixa de charutos personalizada. Como estava um pouco tarde acabei não degustando um charuto in loco.
Pegamos a estrada de novo mas antes paramos na cidade vizinha para almoçar, até passamos num restaurante mas preferimos pegar um Subway que era mais rápido e garantido, também aproveitamos para carregar o celular.
Pegamos a mesma estrada de volta e duas horas depois estávamos chegando. O Vini já estava entediado e cansado da viagem mas eu acho que valeu a pena o passeio (para mim pelo menos).
Chegando no hotel, demos o banho no Vini e servimos a janta mas ele não gostou muito no menu e acabamos pedindo uma pizza de calabresa e aí ele comeu bastante.
Como estava muito cansado dormiu cedo e rápido e nos pegamos uma espumante e ficamos na varanda fumando charutos e conversando até meia noite.

 

Bahia #4

O Vini tem colaborado bem, acordando num horário bem compatível com as ferias. Eu desci primeiro com o Vini e antes do nosso café fomos dar comida para os peixinhos. Dessa vez ganhamos um copo cheio de ração.
Tomamos o café de sempre, acho que poderia ter outras opções no buffet, acabo comendo bem pouco. A Grazi gosta muito, come omelete e duas tapiocas no café.
Levamos algumas bananas para os macacos e quando chegamos no meio das árvores eles já estavam todos lá nos esperando. Comeram as bananas na mão do Vini, ele ficou muito feliz.
Nossa ideia era ir para a praia mas o Vini estava meio cansado e impaciente então ficamos pelo hotel mesmo, brincando no hall e no quarto. Neste meio tempo pedi um carro para os próximos dias e chegou rápido.
Na verdade é um Palio com ar condicionado mas está de bom tamanho já. Esperamos o Vini tirar uma soneca que achei que seria rápido mas dormiu pouco mais de duas horas.
Apesar de escurecer cedo e ainda todos os pontos turísticos estarem longe daqui resolvemos ir igual. Escolhemos ir no Pelourinho, que tínhamos gostado da outra vez e achamos que o Vini ia gostar das baianas e das batucadas.
Já era o horário do rush e levamos uma hora para chegar lá, pelo menos conseguimos estacionar pertinho.
Subimos as ladeiras, passeamos pelas ruazinhas, tiramos fotos e o Vini curtindo tudo. Confesso que ele gostou mesmo foi do ônibus da polícia e até conseguiu entrar para conhecer.
Como já estava bem escuro, decidimos voltar e procurar um lugar para jantar. Pelo tripadvisor achamos um restaurante muito bem recomendado na Barra e apesar da distância resolvemos encarar.
O restaurante fica na rua do Farol da Barra e ao chegar ainda estava fechado então passeamos pelo farol para fazer hora.
Quando começou o serviço já estávamos lá com o pedido definido. Fomos de um menu degustação a escolha do chef e estava excelente. Iniciou com uma salada verde com tomate confitado, queijo de cabra, uma redução de balsâmico com cacau e uma tainha defumada.
O segundo prato foi umas vieiras servidas numa concha flambada, o terceiro prato foi um risoto de javali e a sobremesa foi um trio de mini porções com cheesecake, mousse de chocolate e um brownie de chocolate acompanhada de uma calda de framboesas. Todos os pratos estavam excelentes e muito bem elaborados e apresentados.
De barriga cheia voltamos para o hotel, demos um banho rápido no Vini e logo dormiu.

Bahia #3

O Vini nos deixou dormir até as 8:30, depois queria brincar com tudo. Nos arrumamos e descemos para o café. Fizemos uma parada para o Vini dar comida para os peixinhos, que tem num lago artificial no hotel, eles estavam famintos.
Depois de alimentar os peixes, foi a vez de alimentar nosso outro peixinho, ele gosta mesmo é de pão de queijo, suco e café, o resto ele até prova, mas já tem suas preferências.
O que não se acostumou muito foi de esperar os outros terminarem o café. Mal termina de comer e já quer sair para brincar.
Enquanto a Grazi terminava de tomar café, levei ele na área da piscina e quando vimos estávamos cercados de macaquinhos. Um rapaz nos deu umas bananas para gente oferecer aos macacos e eles comeram no nosso lado, o Vini adorou.
Voltamos para o quarto para nos arrumar para a praia, queríamos ir cedo para pegar a maré mais baixa. A previsão que estava marcando de chuva todos os dias estava nos trazendo sorte, sol durante o dia e poucas chuvas a noite.
O Vini entrou no mar com a Grazi e eu aproveitei para correr na beira da praia. Apesar de ser uma areia mais grossa não foi muito fácil e o sol que estava fazendo não me deixou correr muito tempo.
Ainda na beira da praia pedimos a primeira espumante do dia e tomamos ali mesmo, enquanto o Vini brincava na areia.
Perto da meia hora voltamos para o hotel pois o Vini tinha que almoçar. Já estava faminto e comeu toda comida. Ele já vai na geladeira pegar o suco dele, é tão bonitinho.
Pós almoço enquanto o Vini e a Grazi tiravam uma soneca eu fui fazer uma corrida diferente até o super mercado que fica 3,5 km do nosso hotel. O sol forte atrapalhou um pouco a corrida que na volta acabei voltando de uber.
De tardezinha a Grazi pediu mais uma espumante e ficamos com o Vini nas quadras de esporte e o Vini estava de olho na piscina e mesmo que o sol estava quase se pondo eu entrei com ele na piscina. A Grazi era para entrar também mas não teve coragem. A água estava quentinha mas o vento na rua estava gelado então não ficamos muito.
Servimos a janta do Vini cedo e depois ficamos brincando no hall. Lá tem sempre movimento de noite pois tem uma ala do Vacation Club, onde ficam mostrando o hotel e vendendo os pacotes.
Já tinha passado das 22h e o Vini não queria subir então pedimos a terceira espumante do dia e convencemos o Vini a ir dormir.
Bebemos quase toda espumante antes de fazer o Vini dormir, enquanto a Grazi dava o mamá eu fiquei esperando na varanda fumando um charuto e bebendo o resto da espumante. Depois de um bom tempo sem a Grazi aparecer, fui no quarto e descobri que todos já estavam dormindo.
Tomei banho e dormi também.

Bahia #2

Mesmo dormindo cedo o Vini acordou perto das 8:30, ficou mamando e brincando na cama enquanto a Grazi se arrumava.
Descemos para o café, que era bem variado com destaque especial para ilha de omeletes e tapiocas. O Vini gostou mesmo do pão de queijo e da rabada com açúcar e claro, do suco de laranja. Ele até provou outro suco, de goiaba mas acho quê preferiu o de laranja.
Voltamos para o quarto para nos arrumar e ir para a praia. É tanta coisa para fazer e tralha para levar que perdemos mais de uma hora nessa função.
O praia fica a 250 metros do hotel, é privativa e tem serviço de praia, é muito bom. A parte ruim é que hoje o mar estava muito agitado e com muitas ondas.
Nas primeiras caminhadas do Vini ele pisou em uma abelha que mordeu ele. Tivemos que voltar para o hotel para cuidar da picada.
A Grazi conseguiu tirar o ferrão e fizemos uma compressa com água gelada para não inchar. Ele ficou bem.
Voltamos de novo para a praia e lá ficou, não queria brincar na areia, só queria ficar dentro d’água. Dava cada grito de felicidade quando as ondas chegavam mas como estava muito forte as ondas acabamos ficando por ali mesmo.
Neste meio tempo q maré subiu bastante também. Uma onda chegou a levar todos os brinquedos do Vini.
Ele queria cada vez mais entrar mais fundo, numa dessas veio uma onda e tomou um caldinho. Essa foi a hora de voltar.
Eram quase três da tarde e apesar dele não manifestar, estava morrendo de fome. Pedimos uma comida para ele e almoçamos junto no restaurante.
Pedimos para acompanhar o nosso almoço e as férias uma espumante também.
Brincamos um pouco na pracinha do hotel mas ele estava muito cansado, a Grazi voltou com ele para o quarto e não conseguiu nem mamar um terço da mamadeira e já dormiu.
Dormiu duas horas e meia e acordou com todo o gás. Aqui escurece cedo, 17:30 já é noite mas mesmo assim saímos para caminhar na rua. Brincamos um pouco na academia, visitamos a piscina e ficamos um pouco na pracinha também.
Quando o restaurante abriu aproveitamos para jantar, o Vini gostou bastante de uma massa com queijo. Ele não anda muito a fim de água, só quer saber de suco, de qualquer sabor.
Na saída do restaurante ele já queria voltar para a rua, ficamos caminhando na voltando condomínio, que é cheio de casarões. Para varias, ele conseguiu pisar num formigueiro e ganhou 5 picadas de formiga.
Trouxemos ele para o quarto para dar banho e passar uma pomada nas mordidas. Como ele tinha dormido bastante de tarde, desci mais um pouco com ele, ficamos brincando com as pedrinhas que tem na floreira to hall.
Já eram quase 22:30 quando a Grazi chamou e eu consegui convencer ele a ir para o quarto. Dormiu facinho, mas não quis saber do berço.

Bahia #1

Acho que acertei na hora do voo, se fosse mais cedo ia dar correria. A Tati nos deixou no aeroporto e logo fizemos nosso check-in, as duas malas excederam 1kg mas a mulher liberou.
Como chegamos com certa folga, aproveitamos para dar almoço pro Vini, que comeu super bem. Ainda depois de almoçar, comeu um pão de queijo inteiro.
O primeiro voo até São Paulo foi bem tranquilo, o vini foi olhando o movimento e brincando com o que achava pela frente. Ganhou da aeromoça um salgadinho e comeu todinho.
Em São Paulo tínhamos duas horas de conexão, conseguimos almoçar e passear pelo aeroporto. O Vini gostou mesmo de andar em cima da mala.
No segundo voo o Vini já estava um pouco mais cansado, mas achou um bebe no banco de trás e ficaram brincando através do banco.
Chegamos de noite já em Salvador, pegamos um uber no aeroporto para ir até o Resort. Como mostrava na previsão, estava chovenfo um pouco.
O hotel fica dentro de um condomínio de condomínios, bem bonito e seguro. Fica quase no fim do terreno, bem próximo a praia. Como estava escuro, nem fomos passear pelo hotel.
Descarregamos as malas e logo fomos jantar, já eram oito da noite.
O Vini comeu a comida do buffet, não quis comer o papá dele, se embuchou de suco e no final trocou a sobremesa por um chá de frutas vermelhas.
Na volta para o quarta, deixamos ele brincando na banheira enquanto desfazemos as malas. A internet não é das melhores e na TV a cabo, alguns canais estão fora do ar.
O ultimo gás do Vini foi brincando e se jogando em cima da cama. Depois mamou e dormiu.
IMG_6992