Archives

All posts for the month agosto, 2012

Janta no Mark

Hoje a janta foi no Mark mas quem cozinhou foi a Karina que preparou o menu. Ela fez dois escondidinhos, um de presunto e queijo e outro de calabresa com redução de vinho.

A sobremesa foi os Belgium Waffles com doce de leite.

Antes da janta ficamos jogando XBOX.

Hoje eu e a Mel fomos fazer um curso de confeitaria na Basilic Gastronomia. O curso foi com a Chef Betina que nos ensinou a fazer diversas receitas.

Algumas eu já sabia e tinha feito mas sempre se aprende algo a mais.

Jantinha

Finalmente conseguimos marcar uma janta para o Leônidas e junto conseguimos convidar o Ricardo e a Giza, que estavam por Porto Alegre.

O menu foi o tradicional risoto, já que eles não tinham provado, então fiz um de tomates secos e outro de gorgonzola e de sobremesa um brownie de chocolate branco.

Resumo semanal

Apesar de eu não ter conseguido muito tempo para trabalhar na obra ela evoluiu bastante. Praticamente só trabalhamos na parte de baixo e com isso conseguimos fazer:

Derrubamos a parede na frente do lavabo;
Terminamos de tirar o piso de mármore do hall;
Fechamos a antiga janela do hall;
Construímos a nova parede na porta (rouparia);
Rebocamos quase todas as paredes;
Quebramos um pedaço da parede do antigo lavabo;
Instalamos o novo CD;

Fazia muito tempo que não preparava algo diferente, um dos motivos é a obra que consome todo meu tempo disponível e outra é que estou acampado em casa, sem cozinha, sem espaço e sem meus equipamentos. Mas hoje, depois de uma semana de muito sol o frio chegou e acabamos ficando em casa então resolvi estrear minha maquina de fazer Waffler e procurei uma receita  (a qual fiz algumas modificações)..

Ingredientes:

1 colher de fermento biológico seco
1/3 de xícara água morna
2 colheres de açúcar
2 xícaras de farinha de trigo
1 pitada de sal
3 ovos
150 gramas de manteiga
1 colher de essência de baunilha
1 colher de canela em pó
1 xícara de açúcar cristal

E agora, o que eu faço?

Num bowl pequeno, coloca a aguá morna, o fermento, o açúcar (2 colheres) e o sal e deixe por 15 minutos para descansar. Depois dos 15 minutos, coloca no bowl da batedeira a farinha e no meio o liquido que ficou descansando e bata em velocidade média. Vá agregando os ovos, um de cada vez e sempre batendo e em seguida a manteiga (já devidamente derretida), a baunilha e a canela. A massa vai ficar grossa e grudenta.
Deixar a massa descansando por 40min e depois com uma colher ir misturando o açúcar cristal aos poucos com ajuda de uma colher.
Aqueça a maquina de waffle e com a colher vá colocando a massa aos poucos. Sugestão de recheio.. doce de leite, sorvete com calda de frutas vermelhas, geleia de morango, mel, e qualquer outra coisa doce.

Mais um espetáculo do Cirque du Soleil que assistimos. Depois de ter visto o Ó achamos este um pouco ‘fraco’, teve duas partes interessantes mas de qualquer forma valeu muito a pena. Fomos junto com o Silvio, Santi, Alex e Lizandra.

Esta vez eles estavam bem rigorosos em tirar fotos do espetáculo, mas eu consegui tirar várias.

Janta na Mel

Depois de muito tempo que não jantamos na Mel, sugeri um Risoto de Gorgonzola com Cebola Caramelada e de sobremesa um Brownie de chocolate branco com doce de leite e laminas de amêndoas. Como era tarde a Marina já estava dormindo e nem podemos brincar um pouco.

O projeto esta chegando no final, faltam mais 3 encontros e hoje pude chegar mais tarde pois a dinâmica de grupo estava na finalização.

Hoje eu e o Adriano fomos no curso de massas provido pela Basilic Gastronomia com o Chef Aloisio Sabino, da Casa Vetro. Massas e Molhos não são muito misteriosos mas consegui pegar uns molhos interessantes.