Porto Seguro 2013

Nosso ultimo dia de férias começou com problemas no trabalho que me fez levantar as 7h15 e acessar a internet. Perto das 8h30 o problema havia sido resolvido e então começou nosso dia.

Hoje resolvi não me matar no café da manha pois me dei conta que fico com fome no mesmo horário, então não adianta eu me embuchar.

Pós café fomos ate o centro devolver o carro, já que na tentativa de ontem estava fechado. Pegamos uma carona de volta para o hotel.

Como estávamos sem locomoção fácil, decidimos aproveitar as ultimas horas na praia. Na frente do nosso hotel tinha uma praia bem boa, com kioskes e cadeiras de praia. Hoje o céu estava muito azul, praticamente sem nuvens e pouco vento, acho que foi a primeira vez em toda viagem.

Ficamos aproveitando o sol durante toda manha, almoçamos uma massa bem boa neste lugar. O interessante daqui é que os baianos sabem fazer massa bem al dente.

Depois do almoço ficamos um pouco mais e resolvemos dar uma caminhada até a ponta da praia, acredito que tinha uns 2km de praia.

Voltamos para o hotel pois era hora de fazer as malas e se preparar para a volta. Tomamos banho, carregamos os celulares, juntamos as tralhas e aguardamos o nosso taxi, agendado para as 16h.

Cheguei a conclusão que todos os taxistas são loucos por aqui. Tanto o da vinda como esse da volta dirigem como se fosse a ultima corrida da vida.

Já no aeroporto, fizemos o nosso checkin e fomos comer uma tapioca. O tempo estava fechando e o vento estava bem forte. Aproveitamos que chegamos bem cedo para fazer um lanche com calma e acessar as mídias sociais.

O aeroporto é minúsculo, e tem dois portões só que caem no mesmo lugar. O embarque é feito a pé e para nossa sorte estava chovendo. O primeiro voo até SP foi bem turbulento.

 

Top ten

Melhor janta: Bistrô d’Oliveira
Melhor almoço: Clubmed
Melhor passeio: Clubmed
Melhor praia: Praia do Espelho
Melhor dia: Clubmed

Hoje era dia livre, não combinamos nada e a ideia era um dia mais light. Tomamos café as 10h e pegamos o carro para passear em Porto Seguro.

O tempo estava ruim, alternando entre nublado e chovendo mas fomos igual. Nossa primeira parada era na tenda Toa Toa mas estava um pouco frio e com muito vento. Seguimos até a Axe Mói mas o pessoal não estavam muito no clima desse tipo de programa.

Andamos um pouco mais até uma área com um monte de lojinhas de artesanatos. Neste momento abriu um sol e caminhamos até a beira da praia mas igual o vento estava muito forte.

Voltamos para Arraial para procurar um lugar para almoçar mas poucos restaurantes abrem ao meio dia. Neste momento nos dividimos e fomos cada um lado, a Tati e o Campani comeram um lanche no centro e nos encontramos sem querer um bistrozinho com umas comidas bem bacanas. Comemos uma salada bem boa e massa a carbonara.

Já eram 3 da tarde e resolvemos passear em Trancoso. Pegamos a estrada de chão batido e fomos ate o centrinho de Trancoso. Passeamos pelo Quadrado, fomos na igrejinha, tomamos um cafezinho, tiramos umas fotos e comemos uma tapioca. Na saída a Grazi parou num salão para fazer as unhas.

Um guardador de carro nos deu a dica de como chegar em Trancoso pelo asfalto porem é um pouco mais longe mas é numa estrada asfaltada pelo menos.

Chegamos de volta no hotel e ficamos resolvendo uns problemas na internet até a hora da janta. Nossa janta de despedida já tinha sido reservada ontem e era o mesmo lugar da ultima janta. Pedimos ao Chef para preparar um cardápio especial.

A janta estava excelente, desde a entrada até a sobremesa. Esse chef parece meio bicho do mato, não é muito online mas cozinha muito bem.

Na saída passamos no centrinho para tentar devolver o carro mas o lugar já estava fechado, então teremos que entregar amanha.

Hoje é o nosso passeio nos Recifes de fora e isso nos fez acordar as 7h30 da manha. Quando eu estava indo para o café caiu uma chuva forte, mas ainda tinha sol.

Tomamos café rapidamente e saímos para o centrinho sacar dinheiro para o passeio de barco. Ainda tentamos procurar snorkel para comprar mas estava tudo fechado.

Chegamos no horário combinado mas o barco demorou para sair. Ficamos aguardando no píer até chegar o pessoal da embarcação e partir em direção de Porto Seguro.

Depois de andar pelo canal fomos para alto mar até chegar nos Recifes. Descemos do barco e fomos até as piscinas naturais. A água estava tão fria que não consegui mergulhar então ficamos pouco tempo por lá. Os recifes estão a 10km da costa e a maré estava bem baixa.

Voltamos para o barco e iniciamos nossa volta, consegui ir e voltar sem passar mal pois tinha tomado um dramim mas também me deu muito sono.

Chegando um arraial fomos procurar um lugar para almoçar e curtir uma praia, paramos primeiro no Eco Resort e depois num restaurante que tinha saída para a praia. Ficamos por lá e comemos uns petiscos.

Nesta época tem muito vento e isso nos fez voltar para o hotel com a ideia de pegar uma piscina, mas todos acabaram dormindo. Na verdade eu fui o único que não dormi e aproveitei para trabalhar um pouquinho.

Perto das 20h a fome bateu e todos acordaram, nossa ideia de janta era no Forchetta mas antes disso passamos num restaurante aqui do lado para conhecer e depois partimos para o centro de Arraial.

Chegando lá, caminhamos pela Rua Mucugê e descobrimos que este restaurante (assim como vários outros) não abrem nas segundas. Sem pensar muito voltamos para o restaurante aqui do lado.

O pessoal pediu uma lagosta com risoto de tomates e espinafre e eu pedi um filé com pimenta, este foi o primeiro restaurante bom aqui no nordeste. Acabamos agendando para amanha também.

Mesmo todos dormindo bastante no final da tarde, ninguém quis fazer nada depois da janta alem de dormir.

Recebemos café na cama hoje do Campani, e por ser dele foi um café exagerado, não conseguimos comer a metade do que ele trouxe.

Na hora da gente sair, a ideia era ir para a praia de Taipe mas despencou uma baita chuva que nos fez mudar de ideia na ultima hora e fomos para o Club Med Trancoso.

No caminho a chuva parou e até abriu um solzinho, fraquinho mas já melhor que a chuva.

Fizemos nosso checkin e fomos aproveitar o café da manha enquanto planejávamos o dia. Agendamos uma massagem para casal no SPA do Clubmed.

Como tinha sol, fomos até a praia onde tinha serviço completo incluindo muitas bebidinhas e mimos. Começamos com umas caipirinhas, comemos uns aperitivos, tudo muito bom.

Voltamos para o resort e caímos na piscina, estava um pouco frio mas dentro da água estava bom. Ficamos todos na água, tiramos umas fotos e brincamos na piscina.

Era perto da uma da tarde e fomos para o restaurante principal para o almoço. Parecia um buffet americano, com varias ilhas de comidas porem não era nada de muito espetacular. Comemos bem e bastante.

Praticamente estávamos explodindo de tanta comida então tivemos que tirar uma soneca. Aproveitei também para passear e tirar umas fotos.

Tinha muitas opções de atividades para os hospedes, desde atividades na piscina como arco e flecha, trapézio, academia, voltei de praia dentre outros. A Grazi até arriscou dar umas flechadas e se saiu bem.

O dia estava ótimo, sol firme e céu azul, calor na medida certa estava tudo ótimo. Acho que todas as ferias tinham que ser all inclusive.

Na chegada tínhamos agendado uma sessão de massagem para casais no SPA e como já estava se pondo o sol fomos nos encaminhando para lá. Os primeiros a entrar foi a Tati e o Marcelo e nos fomos para a sauna relaxar um pouco.

Depois foi a nossa vez, uma hora de massagem relaxante quase dormi de tão bom. O complexo do SPA do Clubmed tem muitas opções de tratamentos, poderíamos morar aqui.

Essa hora já tinha escurecido e tínhamos todo o caminho de volta naquela estrada toda esburacada.

Acabamos a noite comendo pizza no Empório do Nito e depois desmaiamos na cama.

Em plenas ferias eu acordo cedo, quando preciso não consigo. Desci para o café perto das 8h30 e em seguida a Tati e o Campani desceram. Tive um problema com um servidor e isso atrasou a nossa saída.

Eram quase 10h quando pegamos a estrada para a Praia do Espelho. Uma parte do caminho era pela BA001 porem o resto do caminho era de chão batido e bem esburacado.

Pelo caminho tinha bastante vegetação e passamos por uma tribo de índios, uma fazenda de criação de búfalos, uma parte de mata nativa entre outras coisas diferentes. Até lá foram quase 1h de estrada.

Chegando no acesso a praia ficamos no primeiro restaurante que achamos, a praia estava um pouco vazia e tinha bastante lugar disponível. O pessoal do restaurante arrumou as espreguiçadeiras para nos alem de drinks e petiscos.

Fizemos uma rápida caminhada para os dois lados, neste momento a maré estava baixa ainda mas a água não estava tão quente como imaginava.

Almoçamos um peixe assado que não estava grande coisa mas deu para comer. Ficamos mais um tempo na praia mas o vento nos fez ir embora, impressionante como venta nesta época, o mar também já tinha enchido e estava quase chegamos nas nossas cadeiras.

Tínhamos toda aquela buraqueira de volta mas parece impressão ou a volta é mais rápido que a ida, paramos pelo caminho para fazer algumas fotos e aproveitar o por do sol.

Já na cidade passamos no açougue e no super pois hoje vamos fazer um churrasco aqui no hotel, já que tem toda infra pra isso. O Marcelo preparou uma carne assada, com pão e linguiça super picante (a la baiano).

Depois da janta nos reunimos num quarto e fomos jogar carta, já que estamos na praia, jogar carta é preciso. No final das contas, perdemos por muito pouco.

Acordamos bem hoje, eram quase 9h e como não tínhamos programado nada pois não sabíamos como estaria o tempo aproveitei para ficar um pouco mais na cama. A Grazi levou mais cedo e foi trabalhar.

Desci para o café e em seguida apareceu a Tati e o Campani. Como o sol tinha aparecido, resolvemos ir para a praia aproveitar o sol. Fomos na praia aqui em Arraial mesmo já que o tempo não parecia ficar firme mesmo.

Pegamos uma mesa na beira da praia e lá ficamos, bebendo e comendo durante todo o tempo. O dia estava relativamente bom, as vezes fechava um pouco mas deu para aproveitar bem.

Tomamos espumantes, caipirinhas, comemos camarão, peixe, aipim frito, e mais porcarias. Perto das 16h fomos embora pois queríamos passear em Porto Seguro.

Passamos no hotel para tomar banho e trocar de roupa e acabamos cochilando um pouco. De qualquer forma seguimos nosso cronograma e pegamos a balsa.

Estacionamos próximo á passarela do álcool e fomos caminhando pelas lojinhas. Fizemos algumas comprinhas e quando começou a chover achamos que era a hora de ir embora. Pegamos um engarrafamento na balsa e fomos direto para o centrinho de Arraial.

Nossa janta hoje era num restaurante japonês, tínhamos visto uma sequencia de sushi da outra vez que fomos lá. O lugar era legal mas o sushi não era dos melhores mas de qualquer forma comemos bem.

Na saída passamos em algumas lojinhas de decoração que a Tati fez algumas compras.

Na volta acabamos parando no Robertinho e alugamos outro carro, este é o terceiro carro aqui em Arraial. Desta vez alugamos uma Doblo novinha, tem só 3000km e tem cheiro de carro novo ainda, amanha vamos devolver o nosso gol.

Chegamos no hotel e fomos dormir direto.

Acordamos bem cedo para quem esta de ferias. Tínhamos combinado de tomar café as 9h mas como levantamos cedo ficamos na recepção aguardando eles.

O café até me surpreendeu, achei que era bem simplezinho mas não, era bem completo e bom. A coisa que realmente não gostei é a internet, que só pega na recepção e no quarto não tem sinal de telefone.

Depois do café já estávamos com o carro a nossa disposição, alugamos um siena bem detonado.

Iniciamos nosso passeio pela praia aqui em Arraial que estava com o mar bem agitado. Aproveitamos que tinha sol e fomos para Trancoso.

O caminho para lá é bem ruim, chão batido e bastante lama. Paramos primeiro no Clubmed Trancoso para conhecer o Resort. Parece ser bem legal lá e vamos incluir nos nossos passeios dessa viagem.

Saímos de lá e fomos em direção do centrinho de Trancoso para passear e conhecer. Fomos no acesso a praia para dar uma olhadinha pois vamos vir para passar o dia quando o tempo tiver bom.

Já estava passando a hora do almoço e resolvemos procurar algo para almoçar. Pegamos algumas dicas de lugar com os nativos e fomos num Restaurante no Quadrado, o lugar era bom mas não foi uma boa escolha.

Na saída do almoço começou a chover e na corrida acabamos entrando na Pousada/Restaurante El Gordo. Na verdade esse era uma opção de almoço melhor. No fim, tomamos apenas um café.

Esperamos acalmar a chuva e continuamos nosso passeio pelo Quadrado. Conhecemos uma igrejinha e depois observamos a vista daquele lugar. Volta a chover e resolvemos pegar o carro,  no caminho achamos uma tenda de tapioca e acarajé.

Já de carro retornamos para Arraial e como o tempo estava ruim resolvemos passar no super, comprar uns tragos e um baralho e voltar para o hotel para jogar, no fim compramos as coisas mas chegando no hotel acabamos dormindo e acordando só na hora da janta.

Fomos jantar na Rua Mucugê, que é a principal rua do centrinho. No caminho para lá nosso carro estragou e tivemos que chamar o pessoal da locadora que rapidamente nos trouxe outro carro.

Não tínhamos nada programado para janta, então fomos olhando os restaurantes e acabamos num restaurante italiano chamado Don Fabrizio. Pedimos espumante e umas brusquetas de entrada e para comer eu pedi um file com uma massa quatro queijos e os demais pediram um espetinho de lagosta com uma massa. O Campani não gostou muito da lagosta e o pessoal do restaurante preparou um talharim aos frutos do mar de cortesia para ele.

Como a noite estava agradável, aproveitamos para passear e fazer algumas comprinhas na rua. Nas caminhadas encontramos um restaurante com musica ao vivo que nos interessou e acabamos parando por lá.

Quase meia noite voltamos para o hotel e desmaiamos.

Achei que seria mais fácil sair de férias mas na verdade foi a maior correria. Tinha tantas coisas a resolver que acabamos arrumando as malas perto do meio dia e nosso voo era as 13h30.

Almoçamos rapidamente e o Alex já nos esperava para levar no aeroporto. Chegando lá a Tati e o Campani já tinham feito nosso checkin. Fomos junto com eles para almoçar e logo era hora de embarcar.

O voo fez uma conexão rápida em SP e em seguida embarcamos rumo a Porto Seguro. Os dois trechos foram tranquilos e praticamente tirei uma soneca entre eles.

Chegando em Porto Seguro o calor deu para sentir assim que saímos do avião. O aeroporto é bem pequeno e me parece que tem uma esteira só.

Pegamos um taxi até a balsa que nos levou de Porto Seguro para Arraial d’Ajuda, essa travessia é bem rápida, não levou 10 minutos. Eram 17h da tarde e já estava completamente escuro. Do outro lado da balsa pegamos outro taxi para o nosso hotel.

Como estávamos cansados da viagem resolvemos dar uma descansada, tomar um banho e depois saímos para jantar num restaurante ao lado do hotel.

O lugar  indicado era o Restaurante do Nito, um uruguaio que veio parar aqui em arraial d’ajuda. Tinha diversas opções dentre elas pizza feita em forno a lenha. Pedimos umas caipirinhas e uma porção de camarão.

Voltamos para o hotel e dormimos direto.

É, tivemos que fazer umas mudanças radicais esse ano e isso incluiu nossa quase tão confirmada Trip na Europa. Acabamos mudando um pouco a data desta viagem para Abril do ano que vem, assim estaremos lá no verão.

Como não conseguiremos ficar o ano todo sem viajar, acabamos aceitando o convite da Tati e do Campani para ir junto com eles para Porto Seguro. Fechei o pacote para 7 dias em Arraial d’Ajuda, Bahia. Embarcamos em 4/9, vai ser bem divertido.

Porto Seguro/BA